No passado dia 5 de abril, terça-feira, os alunos do 2.º ciclo, com alguns dos seus professores, foram conhecer o Mosteiro da Batalha e o Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota.
O grupo saiu do Colégio por volta das 8h30 da manhã, em direção a Leiria, e o ambiente vivido na camioneta era de grande alegria e expectativa.
Quando chegaram ao Mosteiro da Batalha, os alunos foram recebidos por frades, pelo senhor prior e pelo Marquês. Sob a forma de uma representação teatral, foram guiados numa visita pelo Mosteiro onde se encontram os túmulos de vários reis e infantes de Portugal.
No período da tarde, após merendarem, conheceram o Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota. O momento alto da visita foi quando alunos e professores pisaram o mesmo chão que o rei D. João I e D. Nuno Álvares Pereira e os seus dez mil homens haviam pisado há uns séculos. Ainda foi possível assistir a um filme protagonizado por atores portugueses sobre o acontecimento histórico, assim como pegar em réplicas de objetos usados na época.
Por volta das 17h, o grupo regressou ao colégio. Estavam todos cansados, mas muito mais conhecedores da História de Portugal!