CEIC NOTÍCIAS

Jornal do Colégio Externato Imaculada Conceição

 

coming soon

Tanto lixo! Tanta poluição!

Há lugares no Mundo que vivem situações complicadas, também provocadas pela poluição (atmosférica, sonora, da água, visual, …). Vejam-se os três exemplos seguintes.
A cidade de Chernobyl, na Ucrânia, ainda sofre para recuperar da tragédia ocorrida em 25 de abril de 1986, um dos piores acidentes nucleares da história. A explosão dos reatores libertou cem vezes mais radioatividade do que as bombas atómicas da 2.ª Guerra Mundial, provocando um nível de poluição atmosférica impressionante.
O Rio Citarum, na Indonésia, fornece 80% da água consumida pela população local, irriga fazendas que produzem cerca de 5% do arroz cultivado no país e serve de esgoto a 2 mil fábricas da região. Ficou muito poluído pelo facto de a Indonésia sofrer uma industrialização descontrolada a partir dos anos 80 do século passado.
É na cidade de Hazaribagh, no Bangladesh, que estão localizados 90% dos cerca de trezentos curtumes registados e que empregam 10 mil trabalhadores. Estes são expostos a condições de trabalho extremamente perigosas: todos os dias, as fábricas libertam 22 mil litros cúbicos de resíduos tóxicos cancerígenos.
O nosso papel é fácil de entender. Devemos cuidar do planeta Terra e da sua sobrevivência. Os gestos pequenos podem fazer toda a diferença, como separar o lixo nos ecopontos respetivos ou evitar deitar produtos estranhos pelas canalizações de casa.

Voltar