CEIC NOTÍCIAS

Jornal do Colégio Externato Imaculada Conceição

Edição n.º 5

abril 2022

Tanto lixo! Tanta poluição!

Há lugares no Mundo que vivem situações complicadas, também provocadas pela poluição (atmosférica, sonora, da água, visual, …). Vejam-se os três exemplos seguintes.
A cidade de Chernobyl, na Ucrânia, ainda sofre para recuperar da tragédia ocorrida em 25 de abril de 1986, um dos piores acidentes nucleares da história. A explosão dos reatores libertou cem vezes mais radioatividade do que as bombas atómicas da 2.ª Guerra Mundial, provocando um nível de poluição atmosférica impressionante.
O Rio Citarum, na Indonésia, fornece 80% da água consumida pela população local, irriga fazendas que produzem cerca de 5% do arroz cultivado no país e serve de esgoto a 2 mil fábricas da região. Ficou muito poluído pelo facto de a Indonésia sofrer uma industrialização descontrolada a partir dos anos 80 do século passado.
É na cidade de Hazaribagh, no Bangladesh, que estão localizados 90% dos cerca de trezentos curtumes registados e que empregam 10 mil trabalhadores. Estes são expostos a condições de trabalho extremamente perigosas: todos os dias, as fábricas libertam 22 mil litros cúbicos de resíduos tóxicos cancerígenos.
O nosso papel é fácil de entender. Devemos cuidar do planeta Terra e da sua sobrevivência. Os gestos pequenos podem fazer toda a diferença, como separar o lixo nos ecopontos respetivos ou evitar deitar produtos estranhos pelas canalizações de casa.

Voltar