Sobre o universo muitas informações atuais podiam ser apresentadas.
De entre elas, destacamos algumas:

. o Big Bang, a explosão de toda a matéria há cerca de 13,8 biliões de anos, continua a ser uma teoria científica geralmente aceite como explicação para o surgimento do universo. Mas há quem traga, agora, outras ideias. Neil Turok, um físico sul-africano, considera que a teoria do Big Bang está incompleta e não explica todos os factos. Juntamente com Stephen Hawking, o cientista concluiu que cálculos associados ao início do universo apresentam falhas e inconsistências.

. para melhor conhecerem a beleza dos astros e os segredos do universo, 321 portugueses enviaram a sua candidatura para a Agência Espacial Europeia, concorrendo a um lugar para astronauta. De entre os candidatos, 61 são mulheres. Para já, todos vão ser avaliados a partir dos documentos enviados, ou seja, o relatório médico e o formulário com informações essenciais. No final de cada etapa, cada indivíduo é informado da sua continuidade ou não para as fases seguintes. Será que temos astronautas portugueses brevemente em órbita?

. foi no dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que foi visível, em Portugal de forma parcial, um eclipse anular do Sol. A lua fez sombra à Terra numa trajetória do nordeste da América do Norte ao nordeste da Ásia, atravessando a Gronelândia e oceano Ártico. O eclipse não durou mais do que 4 minutos e foi ainda visualizado no nordeste da América do Norte, em outros países da Europa, no norte da Ásia e no norte do Oceano Atlântico.