CEIC NOTÍCIAS

Jornal do Colégio Externato Imaculada Conceição

 

coming soon

Pelos quatro cantos do Mundo

A vida e as ações daqueles que não são portugueses e se destacam ou destacaram nas mais diversas áreas também mereceu a nossa atenção nesta edição do jornal.
Um bocadinho de História nunca fez mal a ninguém! E como estamos mais próximos dos países da Europa, fomos para outros pontos do globo…

Da Oceânia trazemos música. AC/DC é uma banda de rock (segundo os seus membros), australiana, que em 1973 nasceu pela mão dos irmãos escoceses Malcom e Angus Young. O seu estilo musical pode classificar-se, de acordo com os especialistas, como hard rock ou, até, blues rock. Os AC/DC lançaram o seu primeiro álbum, High Voltage, no ano de 1975. Quatro anos depois gravaram o bem conhecido do público em geral Highway to Hell. O grupo manteve-se o mesmo até 1997, quando o baixista Cliff Williams substituiu Mark Evans.
De África contamos um pouco da vida de um político inigualável. Nelson Mandela cedo se transformou num jovem advogado e assumiu a liderança da resistência não-violenta da juventude. Foi responsável pela refundação do seu país, a África do Sul, como uma sociedade multiétnica, lutando contra a ação racista da população branca que ali se instalou e quis governar. Venceu o Prémio Nobel da Paz, em 1993 e a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 18 de julho como o Dia Internacional Nelson Mandela, valorizando a sua luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
Da Ásia falamos de paz. E de Gandhi. Nasceu a 2 de outubro de 1869 e cursou Direito. Foi, ainda, um anticolonialista e especialista em política indiana. Tornou-se particularmente conhecido quando liderou a luta de resistência não violenta da União Indiana (atual Índia) contra o Reino Unido. Esta ação bem-sucedida serviu de exemplo para outros movimentos defensores dos direitos civis e da autodeterminação dos povos um pouco por todo o Mundo. O seu dia de nascimento transformou-se num feriado, na Índia, e é internacionalmente reconhecido como o Dia da Não-Violência.
Da América chega-nos o futebol. Maradona nasceu a 30 de outubro de 1960, na Argentina. Aí fez-se jogador de futebol, considerado por muitos especialistas o melhor de todos os tempos. Jogou também em países da Europa, como o Barcelona ou o Sevilha, em Espanha. Considera-se que o Mundial de Futebol de 1986 foi o ponto mais alto da sua carreira, tendo até recebido a alcunha de El Pibe de Oro. No seu país natal foi sempre idolatrado, apesar das controvérsias da sua vida, e ganhou uma igreja construída em sua homenagem. Perdeu a vida no ano passado.

Voltar