CEIC NOTÍCIAS

Jornal do Colégio Externato Imaculada Conceição

Edição n.º 5

abril 2022

Pedro Neves (Engenheiro Informático)

O pai da Mariana Neves (5.ºB) e da Beatriz Neves (4.ºA) vive, profissionalmente, no mundo da informática e, por isso, tem de lidar com tecnologias muito específicas. Tendo em conta a temática desta edição, decidimos colocar-lhe algumas questões…

P: Sempre quis ser engenheiro informático? Porquê?
R: Sim, desde que tinha 4 anos, quando o meu pai comprou o nosso primeiro computador. Adorava mexer nas máquinas, alterá-las, arranjá-las e com 12 anos já a família toda me pedia ajuda quando tinham dúvidas. Mais tarde, antes de entrar para a faculdade, trabalhei durante algum tempo numa loja de computadores. A escolha do curso acabou por ser natural.

P: De que forma a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas?
R: A tecnologia, hoje em dia, está presente em praticamente todas as áreas. Na saúde, por exemplo, onde já conseguimos facilmente consultar os nossos processos médicos, marcar exames, e até ter consultas online, através de uma simples aplicação no telemóvel. Mas, num outro sentido, também conseguimos fazer compras sem sair de casa; se formos em viagem, conseguimos consultar o mapa do melhor caminho; podemos consultar as informações sobre o nosso dinheiro sem ter de ir ao banco; e outros milhares de ações que fazemos diariamente e já nem nos apercebemos.

P: Quais são os perigos da tecnologia?
R: Há pessoas mal-intencionadas que tentam usar a tecnologia para prejudicar as outras. As crianças, a partir do momento em que os pais as deixam utilizar redes sociais, devem ter muito cuidado com o que partilham e nunca falar com desconhecidos. Também é preciso ter muito cuidado com os emails que recebemos. Às vezes parecem normais, mas na realidade estão a tentar enganar-nos. É fundamental instalarmos alguns programas que nos ajudem a proteger os nossos equipamentos e, principalmente, ter muito cuidado com o desconhecido.

Voltar