CEIC NOTÍCIAS

Jornal do Colégio Externato Imaculada Conceição

Edição n.º 5

abril 2022

…Onofre Varela (pintor, desenhador, caricaturista, ilustrador, jornalista)

Os alunos do 5.ºB, assim como os colegas de outras turmas, tiveram a oportunidade de conversar com o portuense Onofre Varela. Artista multifacetado e já com uma longa carreira profissional…

P: Sempre quis ser pintor? E qual foi o seu primeiro cartoon?
R: Sempre quis fazer algo que estivesse ligado ao desenho e como me davam lápis e papel para estar entretido, em vez de estar a fazer asneiras, o meu primeiro cartoon foi de um professor que tinha na escola, acabando depois por caricaturar outros professores.

P: Por que razão decidiu escrever o livro “Homem na Lua”?
R: Sempre gostei de ficção científica. Depois, parece-me fascinante pensar que o Homem pode sair do planeta Terra e pousar os seus pés na Lua, já no espaço. Esse interesse levou-me a passar as minhas ideias para um livro de Banda Desenhada com textos sobre factos e curiosidades associadas àquele momento histórico.

P: Como foi colaborar com a RTP?
R: Foi a colaboração profissional que mais gostei, pois era reconhecido nas ruas. O meu estúdio era perto de uma escola e, enquanto esperava pelo autocarro, as crianças reconheciam-me e vinham pedir que lhes fizesse um desenho rápido como os que fazia na televisão. E eu fazia! Por isso, gostei muito!

Voltar