A Bola de Berlim é um doce de origem alemã (Berlim é a cidade capital da Alemanha) que foi trazido para Portugal aquando da 2.ª Guerra Mundial (1939-1945).
Os refugiados alemães, muitos deles judeus, que fugiram para o nosso país, com o objetivo de depois viajarem para outros locais do mundo em navios transatlânticos, aqui se fixaram durante algum tempo à espera dos papéis necessários para continuarem o seu percurso. Durante esse tempo, tiveram de trabalhar e sustentar as respetivas famílias, por exemplo, em pastelarias e cafés. Foi aí que introduziram um doce típico do seu país, a Bola de Berlim, que começou a ser vendido em Lisboa e no Porto.
Inicialmente, a Bola de Berlim era feita com creme ou marmelada e, mais tarde, foi adaptada, substituindo-se aqueles recheios por doce de ovos, mais comum na pastelaria tipicamente portuguesa.
Pela sua forma redonda e pelo seu tamanho não muito grande, ou seja, ideal para agarrar apenas com uma mão, as Bolas de Berlim começaram a ser vendidas na rua. Depois, chegaram às praias onde ganharam muitos adeptos! Hoje em dia, é um ritual típico do verão, de norte a sul do país, comer uma Bola de Berlim na praia.