CEIC NOTÍCIAS

Jornal do Colégio Externato Imaculada Conceição

 

coming soon

…Helena Pinto (professora de História)

A professora Helena Pinto já ensina História há uns quantos anos. Conversou connosco sobre a vida quotidiana nos séculos XII e XIII e ainda nos respondeu a algumas perguntas mais curiosas!

P: Que importância tem o património na História de um país?
R: O património contribui para a construção das nossas identidades e, por isso, torna-se parte do que somos, do que valorizamos e, também, da nossa relação com os outros. Pode ser interpretado para se compreender o passado e, consequentemente, o presente de um país, a sua História.

P: De entre as tradições culturais portuguesas, qual destacaria? Por que razão?
R: É difícil destacar uma tradição cultural portuguesa, uma vez que muitas das tradições são de âmbito regional e/ou extravasam o que geograficamente corresponde ao território português. Há, por exemplo, tradições musicais, na região do Minho ou em Trás-os-Montes, que se identificam mais com as da Galiza do que com as de Lisboa.

P: Como conseguimos que os mais novos se interessem pelo património e pela história local?
R: Esse interesse só se torna efetivo quando se traduz em envolvimento, o que implica o contacto direto com o património da comunidade em que estão inseridos, e que se sintam responsáveis pela sua preservação e divulgação. A história local é, assim, parte integrante do seu processo de aprendizagem.

Voltar