A Professora Fátima Pedro leciona na  Escola Básica da Costa da Caparica, frequentada por alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Pareceu-nos que as suas opiniões podiam enriquecer essa edição do Jornal. E não é que tínhamos razão?! Ora leiam…

P: A sua disciplina favorita, na escola, era Ciências?
R: Sem dúvida que a minha disciplina favorita era Ciências, logo desde o 2.º Ciclo. As aulas eram muito interessantes, porque eram muito práticas e fazíamos muitas experiências. Eu sempre gostei muito de aprender coisas novas sobre os animais, as plantas, a Natureza, os dinossauros, o Espaço… A minha curiosidade sobre como surgiu o nosso planeta e toda a vida que nele existe sempre foi uma das minhas paixões.

P: Quando decidiste que querias ser Professora de Ciências?
R: A primeira vez que dei aulas ainda andava a estudar na Faculdade de Ciências de Lisboa. Foi durante o 3.º ano que, com outros colegas, resolvemos concorrer para dar aulas. Gostei tanto, que decidi escolher o ramo educacional em vez do ramo científico. Na altura de fazer o estágio, decidi escolher o 2.º Ciclo, não só porque tinha oportunidade de lecionar Matemática e Ciências Naturais, mas também porque gostava muito de ter alunos entre os 9 e os 12 anos.

P: O que mais te fascina na Ciência?
R: Na verdade, tudo me fascina na Ciência. A Ciência permite-nos saber sempre mais, estar atentos ao que nos rodeia e à forma como as coisas mudam, as descobertas permitem melhorar as condições de vida das pessoas sem, no entanto, prejudicar os outros seres vivos (como animais e plantas). E também a possibilidade de investigar sobre a nossa origem e a existência de outras formas de vida, quem sabe, noutros planetas e noutros “mundos”. E agora, mais do que nunca, perceber o que podemos fazer para proteger o nosso próprio planeta.