CEIC NOTÍCIAS

Jornal do Colégio Externato Imaculada Conceição

Edição n.º 5

abril 2022

Caixinha Mágica

A primeira televisão analógica foi inventada, no ano de 1926, por Jonh Logie Baird. O interesse em criar um aparelho televisor já existia desde o século XIX, mas o processo foi extremamente demorado. Uns anos antes concretizou-se o primeiro envio de uma imagem através de um sistema algo eletrónico, mas ainda estava longe de ser o equipamento que conhecemos hoje em dia como uma televisão.
Depois, já na década seguinte, a televisão havia de chegar a casa das pessoas, mas ainda a preto e branco com pouca nitidez. Na altura, aquela tecnologia era muito avançada e inovadora. Os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, foram uma das primeiras transmissões televisivas mais reconhecida e, após a 2.ª Guerra Mundial, o uso deste equipamento generalizou-se em vários países europeus, já depois do seu sucesso em terras norte-americanas. Em 1954, apareceram, nos Estados Unidos da América, as TV’s com transmissões a cores. Essa difusão ‘colorida’ é possível pela emissão combinada de três imagens monocromáticas.
Em Portugal, as emissões televisivas experimentais, pelo canal do estado, a RTP, começaram em 1956. As transmissões a cores surgiram em 1975, mas de forma irregular. Tornaram-se habituais a partir de 1980, com o Festival RTP da Canção.
Maiores ou mais finas, com quatro canais ou com muitas mais opções, associadas a uma ou a outra operadora, as ‘caixinhas mágicas’ são, nos dia que correm, a companhia de muitos portugueses ao longo do dia.

Voltar