A Torre Eiffel, em França, resulta de um projeto inovador de Gustave Eiffel. Depois de 5300 desenhos, realizados por engenheiros e artistas de design, da pré-fabricação de 18 000 peças por 100 trabalhadores, 2 anos, 2 meses e 5 dias de construção, a inauguração aconteceu a 31 de março de 1889.
Este edifício destinava-se à Feira Mundial, um dos mais importantes eventos da Europa na época. “A Exposição Universelle” aconteceu entre 15 de maio e 6 de Novembro e recebeu milhões os visitantes. Nessa altura, sem elevador, as pessoas subiam a torre por meio das escadas, um total de 1.710 degraus até o topo!
Graças a todo esse sucesso, o monumento foi oficialmente adotado pela cidade, que decidiu não a desmontar. Uma decisão bastante acertada, uma vez que hoje a Torre Eiffel é uma das principais atrações turísticas da cidade de Paris.
Para além da subida à mesma, há elementos interessantes que podem ser vistos no seu interior, na maioria das vezes relacionados com a sua história, com a sua construção e com os desafios que os construtores enfrentaram.