CEIC NOTÍCIAS

Jornal do Colégio Externato Imaculada Conceição

Edição n.º 5

abril 2022

Bolsos bem cheios!

Segundo os dados mais recentes, depois de se somar todas as riquezas produzidas por um país, num ano, e de se dividir o resultado pelo número de habitantes, há um conjunto de países que se destacam dos restantes. Ainda assim, nem todas as pessoas que lá habitam têm uma vida sem problemas económicos.
Na Ásia, destaca-se o Qatar, cuja riqueza deriva da exploração de petróleo e de gás natural. A diferença entre os muito ricos e os muito pobres é óbvia, havendo muitos imigrantes que, naquele país, são mal pagos e não têm condições de vida adequadas.
No mesmo continente, Singapura é o país com maior percentagem de milionários no mundo! A economia beneficia do comércio internacional, do turismo e da exploração das refinarias de petróleo. No entanto, as situações de pobreza extrema são reais e muito complicadas para alguns habitantes do país.
Já na Europa, a Islândia, uma pequena ilha vulcânica, deixou a pesca um pouco mais à margem e desenvolveu um sistema financeiro dinâmico que conseguiu ultrapassar uma grave crise em 2008. Por sua vez, o Luxemburgo é um dos países mais pequenos do mundo, mas tem uma economia forte e sustentada, em parte, pelos bancos locais. Em tempos, muitos portugueses emigraram para este país à procura de boas condições de vida.

Voltar