CEIC NOTÍCIAS

Jornal do Colégio Externato Imaculada Conceição

Edição n.º 5

abril 2022

Basta um clique!

Desde que clicamos no botão para ligar o computador, este começa a realizar um conjunto de operações até chegar ao Sistema Operativo. Mas, quando apareceu o primeiro computador?
Não sendo totalmente defendido por todas as pessoas, alguns investigadores consideram que o inglês Charles Babbage, um matemático criador de uma máquina analítica comparável aos computadores atuais, foi, por isso, o ‘pai da informática’.
No início da década de 50 do século XX surgiram os computadores de primeira geração, programados em linguagem de máquina e capazes de cálculos muito rápidos. Já na década seguinte do mesmo século apareceram os de segunda geração, agora ainda mais velozes na realização dos cálculos e com uma programação que usava outra linguagem específica. Na passagem da década de 60 para a década de 70 chegaram os computadores de terceira geração, pois tinham as suas várias componentes num único chip, tornando-se bem mais rápidos do que os anteriores. Numa fase seguinte, a quarta geração destes equipamentos caracterizou-se, sobretudo, pelo aperfeiçoamento dos circuitos integrados e de componentes próprias.
A partir de 1990, a atenção centrou-se em softwares de maior qualidade de processamento das informações e já no século XXI, os computadores passaram a ser mais úteis e práticos para a realização de tarefas diárias essenciais, além de ganharem um desenho mais estético e cuidado.
Quer sejam de mesa ou portáteis, atualmente, os computadores são nossos grande aliados em diferentes dimensões da vida humana.

Voltar